terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Internet Não Guarda Segredos

A internet é atualmente o meio que engloba mais pessoas no mundo. É um meio de comunicação que no dia à dia facilita muito a vida dos utentes, pondo ao dispor dos utilizadores inúmeras atividades.

Basta pensarmos quantas vezes e o porquê de a utilizarmos diarimente. Tornou-se um meio muito eficaz em obter informação, e também por ser o suporte onde se consegue armazenar mais informação e onde se consegue ter acesso em qualquer parte do mundo.

Mas não podemos falar de internet e partilha de informação sem falarmos das redes sociais que neste momento são o boom da atualidade. Nas redes sociais não há censura, tornando-se então um escape para as pessoas que desejam partilhar as suas opiniões com os internautas.

Porém a “internet”, como tudo, também tem defeitos: um dos maiores é o problema de segurança. A utilização da internet implica estar sujeito a toda uma série de riscos de violação e acesso a dados pessoais e, naturalmente, confidenciais.

Falamos então da existência dos “cookies” que são usados como instrumentos de seguimento dos utilizadores da internet, investigando a atividade dos utilizadores. Os “cookies” podem ainda ser roubados pelos “hackers” e permitir-lhes o acesso às contas dos utilizadores.

Recentemente a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos em colaboração com outros páises, como Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, tem a funcionar um projeto denominado Echelon, que é um sistema de investigação ultra secreto e que monitoriza todo o mundo: todas as ligações telefónicas, e-mails, faxes, bases de dados, entre outros. Isto tudo com o principal objetivo de localizar terrorisas ou traficantes.

Na “aldeia global”, na senda de Marshall Mcluhan, também há lugar para a coscuvilhice e roubo de segredos pessoais, apesar de todas as precauções que se possam tomar. Ninguém se pode considerar a salvo, mesmo o FBI, como demonstra a publicação dos telegramas secretos da diplomacia americana divulgados no Wikileaks.

Assim toda a informação que depositamos nesta rede mundial, mesmo utilizando passwords, e pensando que está reservada somente a nós, estamos completamente enganados. Os nossos passos pela rede podem ser seguidos e controlados, e os nossos segredos revelados.

Sem comentários:

Enviar um comentário